Governo Federal lança a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática

  • 09/10/2024
Governo Federal lança a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática
Agência Gov | Via Secom/PR

Uma live especial realizada nesta terça-feira, 8 de outubro, anunciou detalhes de como vai funcionar a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, evento realizado em parceria pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ministério da Educação e Unesco, com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Evento será de 29 de outubro a 1º de novembro com atividades que fortalecem habilidades de comunicação dos estudantes em temas como meio ambiente e mudanças climáticas, promoção do jornalismo de qualidade e direitos no ambiente digital

As atividades previstas para a Semana fortalecem habilidades de comunicação dos estudantes em temas como meio ambiente e mudanças climáticas, promoção do jornalismo de qualidade e direitos no ambiente digital.


“Desta vez estamos trazendo algumas novidades. Por meio da página especial criada para a Semana , os interessados em participar podem acessar vários planos de aula feitos por parceiros da Secom e do MEC, disponibilizados gratuitamente. Além disso, há um repositório com vários conteúdos, como livros, vídeos e materiais que podem ser utilizados e estão organizados por temas”

Mariana Filizola
Coordenadora-geral de Educação Midiática da Secom da Presidência da República


A coordenadora-geral de Educação Midiática da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Mariana de Almeida Filizola, assinalou que, durante a Primeira Semana Brasileira de Educação Midiática, no ano passado, foram mobilizados 54 mil alunos em 24 estados brasileiros. “Foi um movimento muito bonito e inédito”, destacou.

“Desta vez estamos trazendo algumas novidades. Por meio da página especial criada para a Semana , os interessados em participar podem acessar vários planos de aula feitos por parceiros da Secom e do MEC, disponibilizados gratuitamente. Além disso, há um repositório com vários conteúdos, como livros, vídeos e materiais que podem ser utilizados e estão organizados por temas”, complementou Mariana Filizola.

Ainda de acordo com Filizola, outra etapa oferecida à população é um formulário para que os interessados inscrevam suas atividades e informem o dia em que poderão participar. “Se eu sou uma professora de Boipeba, na Bahia, e vou fazer uma atividade no dia 30, durante a semana, eu coloco o nome da atividade que vou fazer, quantos alunos vão estar envolvidos e onde fica minha escola e minha comunidade”, exemplificou.

“O principal convite é fazer ações na sua cidade, na sua escola, na sua comunidade. Movimente essa temática no lugar onde você vive, porque é uma temática que muitas pessoas começaram a entender a importância só nos últimos anos, a partir dos desafios que enfrentamos no ambiente digital, quando o assunto é integridade da informação”, explicou Mariana.

ENEC — A chefe de projetos da Coordenação-Geral de Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação, Larissa Ebeling, sublinhou que a iniciativa dialoga diretamente com a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), lançada pelo MEC no ano passado. “Esse destaque é especial porque a Enec é feita em colaboração com o sistema de ensino do país. Visa garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas da educação básica , com uma educação voltada para a cidadania digital. Ou seja, não é meramente a conectividade em si, física, com aparelhos e equipamentos, mas que permita realizar atividades pedagógicas intencionais mediadas por recursos tecnológicos e que isso prepare os estudantes para que desempenhe
m e atuem no mundo digital de maneira segura e responsável”, frisou Ebeling.

Para Adauto Soares, coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco Brasil, é satisfatório e importante o tema da alfabetização midiática e informacional ser discutido pelo Governo Federal. “Para nós, o tema tem sido debatido e trabalhado em fóruns internacionais, em todos os continentes, e não tem sido fácil trabalhar essa agenda, que tem muitos desafios, mas que a gente vê, no Brasil, sendo muito bem endereçada. Uma forma de a gente perceber isso é justamente com a Segunda Semana Brasileira de Educação Midiática”, reforçou.

Anderson Passos, dirigente municipal de Educação de Aratuípe (BA) e representante da Undime reafirmou a importância das experiências que já vem sendo realizadas pelo país. “A mídia deve ser considerada de importância para o processo de ensino e aprendizagem. E rodando o Brasil a gente consegue perceber o quão importante tem sido as experiências que os municípios têm feito em relação à mídia na sala de aula”, ressaltou.

Roni Miranda Vieira, secretário de Educação do Paraná, representando o Consed, também saudou a importância do espaço de debate e destacou a necessidade de se trabalhar de forma conjunta para promover um uso consciente das redes digitais pelos jovens, sem negar a importância e utilidade das tecnologias em salas de aula. “No Consed temos discutido muito buscar o uso dessa informação e o empoderamento dos nossos adolescentes no uso da tecnologia, principalmente nas mídias que eles têm à disposição”, pontuou o educador paranaense.

A Live desta terça foi um convite para incentivar inscrições na segunda edição da semana, marcada para o período entre 29 de outubro e 1° de novembro de 2024. A abertura presencial está marcada para o dia 29, no auditório do Ministério da Educação, em Brasília, a partir das 14h.

COMO PARTICIPAR — Se você é professor, estudante, integrante de organizações da sociedade civil, coletivos, participe organizando atividades na sua região, como oficinas, rodas de conversa e o que mais quiser propor. A inscrição de atividades pode ser feita a partir deste formulário no site da Secom. A partir disso, sua iniciativa fará parte de uma agenda nacional, ampliando o acesso à educação midiática em todas as partes do Brasil, e ajudando a construir um ambiente digital mais inclusivo, seguro e diverso.

OBJETIVO — O evento tem como objetivos celebrar e compartilhar iniciativas e boas práticas de educação midiática. Promove atividades que fortalecem habilidades de comunicação dos estudantes em temas essenciais, como meio ambiente e mudanças climáticas, promoção do jornalismo e direitos no ambiente digital.

PROGRAMAÇÃO — Na programação, estão previstas mesas de discussão, oficinas digitais de práticas de educação midiática, painéis sobre o papel da comunicação pública na promoção da educação midiática e sobre como identificar o jornalismo de qualidade, além de espaços de discussão com parceiros da França e do Reino Unido.

HISTÓRICO — No ano passado, mais de 400 iniciativas foram realizadas simultaneamente, em 24 estados, com público potencial de 54 mil pessoas. A Semana Brasileira ocorre simultaneamente ao evento global da Unesco sobre Alfabetização Midiática e Informacional, o que fortalece a conexão do Brasil com o debate internacional.

Agência Gov

O post Governo Federal lança a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática apareceu primeiro em Rádio Toledo.

FONTE: https://radiotoledo.com.br/governo-federal-lanca-a-2a-semana-brasileira-de-educacao-midiatica/


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes